
A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Ana Isabel Xavier, anunciou esta semana uma contribuição de 1 milhão de euros para Moçambique, no âmbito do programa Food from Ukraine, destinado a apoiar comunidades afetadas por conflitos armados e fenómenos climáticos extremos.
O anúncio foi feito durante uma cerimónia que celebrou a chegada ao Porto de Nacala de 391 toneladas de produtos alimentares, incluindo óleo vegetal, provenientes da contribuição portuguesa. O evento contou com a presença dos Embaixadores de Portugal e da Ucrânia em Moçambique, da Diretora do Programa Alimentar Mundial (PAM) e da Diretora de Organizações Multilaterais do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.
Desde 2023, Portugal canalizou para Moçambique cerca de 8 milhões de euros, de um total de 9 milhões investidos nesta iniciativa, permitindo o escoamento de cereais e outros produtos alimentares essenciais da Ucrânia para comunidades em situação de vulnerabilidade. Este apoio já garantiu a segurança alimentar de mais de 600.000 pessoas nas províncias de Cabo Delgado e Nampula, número que deverá aumentar com a nova contribuição agora anunciada.
A cooperação portuguesa reforça não só a assistência humanitária em Moçambique, mas também a estabilidade das cadeias globais de abastecimento alimentar, num momento em que o impacto das alterações climáticas e dos conflitos torna a solidariedade internacional ainda mais crucial.



Publicar comentário